Newsletter 13 Jun 2024 · Brazil

STF acertadamente protege as empresas e afasta a tributação previdenciária do terço constitucional de férias antes de 15/09/2020

2 min read

On this page

Nosso time de experts analisa a recente decisão do STF que afastou a tributação previdenciária do terço constitucional de férias antes de 15/09/2020.

Confira abaixo os detalhes!

O Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que a tributação previdenciária do terço constitucional de férias só será exigida dos contribuintes a partir da publicação da ata de julgamento do STF que entendeu pela validade da tributação – 15/09/2020. Esse entendimento valerá para quem já discutia o tema no Poder Judiciário até essa data ou não pagou as contribuições previdenciárias no período anterior ao julgamento do mérito pelo STF. O Governo Federal não ressarcirá as empresas que pagaram as contribuições, mas não buscaram recuperá-las antes da data acima.

Essa decisão decorre de vários pedidos de contribuintes para a modulação dos efeitos da decisão do STF em 2020. Isso porque, na contramão do entendimento pacificado até então pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o STF decidiu pela inclusão do terço constitucional de férias na base de cálculo das contribuições previdenciárias – Recurso Extraordinário nº 1.072.485 (Tema nº 985).

Para quem já discutia o tema judicialmente antes de 15/09/2020, a tendência é que, nos processos individuais, determine-se que a União restitua/compense os tributos pagos antes dessa data.

Essa decisão também é positiva porque deve destravar milhares de processos que discutem a incidência das contribuições previdenciárias sobre as verbas indenizatórias (entre as quais se inclui o terço constitucional de férias), já que muitos estavam sobrestados para aguardar essa modulação.

É importante que os contribuintes já se atentem para o levantamento dos valores envolvidos e separação dos documentos que embasam esse crédito, para estarem preparados para a implementação da recuperação tributária quando o processo encerrar.

A equipe tributária do FAS Advogados segue à disposição para esclarecimentos sobre o tema.

Subscribe to our newsletter!

Receive our content about the legal universe
Choose your preferences
By including your personal data on this form you agree to it being used in accordance with our Privacy Notice