Home / Pessoas / Renata Homem de Melo
Retrato deRenata Homem de Melo

Renata Homem de Melo

Sócia

Contacto
Rua Gomes de Carvalho, 1507
4º andar
Vila Olímpia, São Paulo - SP
04547-005, Brasil
Idiomas Português, Inglês

Renata Homem de Melo lidera a prática de Societário e M&A no FAS Advogados. Com mais de 25 anos de experiência, possui mais de 200 transações concluídas durante sua carreira. Renata representa empresas privadas e públicas nacionais e estrangeiras, fundos de private equity e de venture capital em conexão com uma ampla gama de assuntos corporativos.

Além disso, na esfera do direito societário, possui experiência nos mais variados segmentos de negócios, auxiliando clientes na estruturação dos seus negócios, planejamentos, desenvolvendo e aprimoramento os sistemas de governança corporativa.  

Mais Menos

Filiações e Funções

  • Membro do Comitê Societário do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados do Brasil 
  • Membro do Comitê de Mulheres do FAS Advogados
Mais Menos

Prémios e Reconhecimentos

  • Legal 500

2023 - Corporate e M&A

2022 - Corporate e M&A 

 

  • Análise Advocacia

Considerada uma das advogadas mais admiradas do Brasil em 2021 e 2022

Mais Menos

Habilitações Académicas

  • 1997 – Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie 
  • 2001 – Especialização em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • 2007 – Curso sobre “Securities Litigation” e “Securities Regulation” na Escola de Direito da Universidade da Califórnia (UC Berkeley)
  • 2007 – Curso de Direito Internacional Privado na Academia de Direito Internacional de Haia
  • 2022 – “Executive Program - Venture Capital”, na Universidade da Califórnia (UC Berkeley) 
Mais Menos

Feed

14/05/2024
Governança Corporativa em foco: B3 propõe regras para o Novo Mercado
Nesta sexta-feira (10/5), a B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão (“B3”) apresentou ao mercado, por meio de consulta pública, uma proposta de evolução das regras do Novo Mercado, o segmento de listagem de empresas na B3 que adota regras mais rígidas de governança corporativa. Transparência, proteção aos investidores, desenvolvimento sustentável e valorização das ações são alguns dos termos que têm sido utilizados para definir o objetivo dessa au­di­ên­cia.  Os cinco pilares essenciais das propostas apresentadas são: (i) a possibilidade de revisão do selo do Novo Mercado de forma cautelar em situações de alto risco, (ii) incremento nas regras de composição do conselho de administração, (iii) chancela (validada pelos auditores independentes) do diretor presidente e diretor financeiro acerca das demonstrações financeiras, (iv) inclusão da possibilidade de inabilitação de administradores e modificação dos valores das multas já aplicadas, e (v) a possibilidade de se utilizar outras câmaras arbitrais além da Câmara de Arbitragem do Mer­cado. Du­rante o período de 02.05.2024 a 02.08.2024, a B3 receberá comentários e contribuições sobre as propostas apresentadas pelo e-mail sre@b3. com. br. Essa fase é crucial, representando uma oportunidade única para as empresas influenciarem diretamente a elaboração das novas regras. Posteriormente, após uma análise das contribuições, será divulgada uma audiência restrita para que as companhias listadas no Novo Mercado votem sobre a proposta final, sujeita à aprovação da CVM. Passados quase 25 anos desde a criação do Novo Mercado, acreditamos que essa proposta de reforma apresenta uma oportunidade de reiterar a importância desse segmento e seu impacto no mercado, adaptando-o às exigências socioambientais e de governança cada vez mais em voga no mer­cado. Es­ta­mos atentos a essas mudanças e disponíveis para auxiliá-los durante todo o processo, desde eventual participação e contribuição na audiência pública, até o processo de adaptação às novas regras ou de planejamento para entrar neste segmento. O FAS Advogados está à disposição para auxiliar em caso de dúvidas.
12/03/2024
Inovação Financeira no Ecossistema de Startups: o avanço do contrato de...
O Contrato de Investimento Conversível em Capital Social (CICC) promete revolucionar o cenário de inovação, trazendo segurança e agilidade aos investimentos em startups. Saiba como esse novo instrumento jurídico impulsionará o crescimento de empresas de tecnologia no Brasil.