Home / FAS.informa / Governança Corporativa em foco: B3 propõe regras...

Governança Corporativa em foco: B3 propõe regras para o Novo Mercado

Nesta sexta-feira (10/5), a B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão (“B3”) apresentou ao mercado, por meio de consulta pública, uma proposta de evolução das regras do Novo Mercado, o segmento de listagem de empresas na B3 que adota regras mais rígidas de governança corporativa. Transparência, proteção aos investidores, desenvolvimento sustentável e valorização das ações são alguns dos termos que têm sido utilizados para definir o objetivo dessa audiência.  

Os cinco pilares essenciais das propostas apresentadas são: (i) a possibilidade de revisão do selo do Novo Mercado de forma cautelar em situações de alto risco, (ii) incremento nas regras de composição do conselho de administração, (iii) chancela (validada pelos auditores independentes) do diretor presidente e diretor financeiro acerca das demonstrações financeiras, (iv) inclusão da possibilidade de inabilitação de administradores e modificação dos valores das multas já aplicadas, e (v) a possibilidade de se utilizar outras câmaras arbitrais além da Câmara de Arbitragem do Mercado. 

Durante o período de 02.05.2024 a 02.08.2024, a B3 receberá comentários e contribuições sobre as propostas apresentadas pelo e-mail [email protected]. Essa fase é crucial, representando uma oportunidade única para as empresas influenciarem diretamente a elaboração das novas regras. Posteriormente, após uma análise das contribuições, será divulgada uma audiência restrita para que as companhias listadas no Novo Mercado votem sobre a proposta final, sujeita à aprovação da CVM. 

Passados quase 25 anos desde a criação do Novo Mercado, acreditamos que essa proposta de reforma apresenta uma oportunidade de reiterar a importância desse segmento e seu impacto no mercado, adaptando-o às exigências socioambientais e de governança cada vez mais em voga no mercado. 

Estamos atentos a essas mudanças e disponíveis para auxiliá-los durante todo o processo, desde eventual participação e contribuição na audiência pública, até o processo de adaptação às novas regras ou de planejamento para entrar neste segmento. 

O FAS Advogados está à disposição para auxiliar em caso de dúvidas.

Authors

Show more Show less
Vicente Piccoli Medeiros Braga
Vicente Piccoli Medeiros Braga
Banking & Finance
São Paulo
Ana Thereza Mantovanini Aguiar
Ana Thereza Mantovanini Aguiar
Banking & Finance
São Paulo
Renata Homem de Melo
Renata Homem de Melo
Corporate | M&A
São Paulo
Carla Anastácio
Carla Anastácio
Corporate | M&A
São Paulo

Subscribe to our newsletter!

Receive our content about the legal universe
Choose your preferences