Publicação 17 Jul 2025 · Brasil

Mudanças climáticas exigem reestruturação do Seguro Rural

Governo e Congresso buscam modernizar o programa para fazer frente aos riscos causados por eventos climáticos extremos e reduzir gastos do Tesouro com perdas crescentes no campo.

1 min de leitura

Leia nesta página

Há uma necessidade urgente de reestruturação e modernização do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), diante do aumento de eventos climáticos extremos que impactam fortemente o setor agropecuário brasileiro. A proposta em debate no governo e no Congresso — por meio do PL 2.951/2024 — visa ampliar a cobertura para até 20 milhões de hectares, incluindo plantações e pastagens atualmente amparadas pelo Proagro. A modernização envolve o uso de tecnologias como inteligência artificial, IoT e imagens de satélite, com o objetivo de reduzir custos, combater fraudes e oferecer soluções mais eficazes.

“A ampliação da proteção do Seguro Rural, reduzindo o peso do Proagro, pode estimular a eficiência agrícola e a adoção de avanços técnicos contra os efeitos climáticos, em virtude de a iniciativa privada ser mais criteriosa no acompanhamento.”
Comenta Lívia Mathiazi, líder da área de Seguros e Resseguros

 

Publicação

Revista do Seguro

Leia aqui a matéria completa