Home / FAS.informa / Construindo a cultura de privacidade um bloco por...

Construindo a cultura de privacidade um bloco por vez

Dia 28 de janeiro é o Dia Internacional da Proteção de Dados. Curiosamente, também é o dia mundial de um dos brinquedos mais amados por todas as gerações, o Lego.

Nesse texto, Danilo Roque, sócio de Proteção de Dados, analisa a interface entre proteção de dados e os blocos de montar.

Confira!

Publicação
10 lições para montar a Proteção de Dados
Download
PDF 2,4 MB

O dia 28 de janeiro é uma data que celebra algo fundamental em nosso mundo mais e mais conectado: o Dia Internacional da Proteção de Dados. Curiosamente, é também o Dia Internacional do LEGO, um ícone de criatividade e construção. Em nossa jornada contínua de proteção de dados, encontramos uma inspiração única nesta coincidência.

Assim como um conjunto de peças, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) oferece “blocos” de princípios e fundamentos que devemos unir para construir uma estrutura de proteção de dados. Cada um de nós tem um papel nesse processo de montagem e nossa  compreensão e ação em relação à LGPD contribuem para o fortalecimento do escritório/empresa em que atuamos.

Na proteção de dados, assim como nos blocos, a falta de uma única peça pode afetar toda a construção. As penalidades por não conformidade com a LGPD, já aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), reforçam a importância de cada passo que damos e de cada decisão que tomamos.

A nossa jornada de conformidade é contínua e dinâmica, assim como a inovação constante no mundo dos blocos de construção. No FAS, estamos sempre atentos às mudanças regulamentares e às novas tecnologias que podem aprimorar nossa abordagem de proteção de dados. O futuro promete avanços e precisamos estar preparados para integrar essas inovações em nossa estrutura de proteção de dados.

Conhecer a LGPD é apenas o início; aplicar seus princípios em nossa rotina diária é o que realmente faz a diferença. Todos nós, individualmente e como um todo, somos construtores nesse processo, e sua participação ativa é essencial. Cada ação, cada rotina, cada dado que manuseamos conta. E como uma família que constrói um projeto com blocos de construção juntos, devemos colaborar, compartilhar conhecimentos e construir uma cultura de privacidade forte e unida.

No Dia Internacional da Proteção de Dados, celebremos nossa jornada até aqui e olhemos para o futuro com determinação e criatividade. Proteger dados é proteger nosso futuro, um bloco de cada vez.

Autores

Danilo Weiller Roque
Danilo Weiller Roque
TMT - Tecnologia, Mídia e Telecomunicações
São Paulo

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba nossos conteúdos sobre o universo jurídico
Escolha os assuntos de sua preferência

Áreas de Prática