Mercado Financeiro: principais notícias de 17 a 21/2
Últimas atualizações do mercado financeiro: IA, Open Finance, CVM e auditorias no setor

ANBIMA lança centro de excelência para impulsionar uso de IA
A ANBIMA anunciou, na quinta-feira (20), a criação de um centro de excelência de dados e inteligência artificial para estabelecer diretrizes relacionadas à utilização de ferramentas de inteligência artificial no âmbito do mercado de capitais. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a análise de informações relacionadas ao uso de inteligência artificial pelos participantes do mercado de capitais a partir de projetos selecionados por uma equipe multidisciplinar, fomentando a eficiência na adoção de soluções de inteligência artificial no setor e garantindo a conformidade regulatória. O centro faz parte de uma série de iniciativas da entidade para modernização da autorregulação frente às novas tecnologias em ascensão. O primeiro projeto do centro é o “Oráculo”, chatbot que funciona como assistente virtual para oferecer respostas claras e objetivas sobre as regras da ANBIMA. Além disso, está sendo desenvolvida solução que permita a leitura de documentos dos principais instrumentos do mercado de capitais, a qual possui o intuito de automatizar a estruturação de dados.
CVM divulga orientações sobre procedimentos para denúncias de irregularidades
A CVM divulgou, na terça-feira (18), o Ofício Circular Conjunto CVM/SIN/SMI nº 1/2025, contendo orientações sobre os procedimentos para denúncias de irregularidades em operações realizadas no mercado de capitais. O ofício esclarece que, caso sejam constatados indícios de administração irregular de carteiras de valores mobiliários no monitoramento de operações executadas por intermediários, a comunicação de irregularidades deverá ser encaminhada à Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN). Se constatadas outras irregularidades, a comunicação deverá ser realizada à SIN e à Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI). O documento complementa as orientações anteriormente apresentadas pela autarquia no Ofício-Circular CVM/SMI nº 1/2024, que aborda o monitoramento de operações e a comunicação de informações à CVM, nos termos do art. 33 da Resolução CVM nº 35/2021.
Iniciação de pagamentos sem redirecionamento no Open Finance será implementada a partir de 28 de fevereiro
A partir do dia 28 de fevereiro de 2025, o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento sem redirecionamento no Open Finance (JSR) será implementada para o público em geral, conforme a Instrução Normativa BCB nº 509/2024. A JSR viabilizará, entre outros produtos, o Pix por aproximação, que permitirá pagamentos instantâneos por aproximação a partir da integração de chaves Pix a carteiras digitais e do uso da tecnologia NFC (Near Field Communication). Os testes de produção para oferecimento da JSR estavam sendo realizados, de forma obrigatória, desde 14 de novembro de 2024.
BIS divulga estudo com análise sobre impactos da IA no crédito bancário
O Banco de Compensações Internacionais (BIS), na quarta-feira (19), divulgou estudo que avaliou o impacto da utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) na concessão de crédito por instituições financeiras. O estudo, baseado em dados de bancos italianos, examinou se o investimento em ferramentas de IA tem o potencial de reduzir a dependência do relacionamento bancário tradicional e mitigar riscos na oferta de crédito durante períodos com e sem crise. Nesse contexto, foram confirmados tais benefícios em períodos sem crise. Por outro lado, foi possível observar que, durante a pandemia de Covid-19, a utilização de IA não foi capaz de proporcionar os referidos benefícios.
BSM divulga guia para orientar participantes do mercado em auditorias
Na terça-feira (18), a BSM divulgou o lançamento de um guia para auxiliar participantes do mercado a se prepararem para auditorias conduzidas pela entidade. O documento oferece orientações a serem observadas pelos participantes do mercado no processo de preparação para supervisões e fiscalizações que sejam realizadas para verificar a conformidade das instituições às normas em vigor, detalhando processos, metodologias e boas práticas para garantir maior transparência e previsibilidade em auditorias.